
iPortalDoc, um novo paradigma na gestão documental e de processos com Inteligência Artificial
O iPortalDoc com IA está a evoluir para prever as necessidades dos utilizadores, sugerindo documentos ou tarefas antes mesmo de serem solicitadas, antecipando fluxos de aprovação, detetando anomalias documentais e estabelecendo ligações semânticas entre processos distintos.
O iPortalDoc representa a nova geração de plataformas que unem Gestão Documental, Automatização de Processos e Inteligência Artificial, numa solução integrada, em Cloud Privada e acessível via web ou app.
Nas estratégias empresariais, a Inteligência Artificial passou a ocupar um papel central. No entanto, por detrás da adoção de qualquer solução de IA bem-sucedida está, seguramente, um princípio incontornável — e que se tem apresentado como um dos maiores desafios para as empresas na escolha de soluções —: a qualidade e a organização dos dados é que determinam diretamente a qualidade dos resultados.
A tecnologia de IA adicionada ao iPortalDoc permite potenciar a consulta de informação proveniente de dados organizados e estruturados em Unidades de Conhecimento (UC), previamente criadas ou já existentes. Essas Unidades de Conhecimento podem ser enriquecidas por meio de agentes inteligentes, que as “alimentam” com dados provenientes de múltiplas fontes de informação internas e externas. Desta forma, por meio de um assistente inteligente incorporado na solução, e com recurso a comandos de voz ou chat, é possível aos utilizadores inquirirem as UC acerca da informação ali contida, respeitando sempre os níveis de acesso (permissões) e a confidencialidade da informação.
O assistente utiliza IA para interpretar a consulta do utilizador, navegar pelas Unidades de Conhecimento e retornar resultados documentais contextuais, reduzindo a dependência de navegação manual por menus ou pastas. A gestão eficaz da informação é, portanto, o verdadeiro “segredo” por detrás dos projetos que geram resultados consistentes, sendo o iPortalDoc, com mais de 20 anos no mercado, conhecido pela eficiência na gestão de processos empresariais com workflows bem estruturados.
Ainda assim, muitas empresas não estão preparadas para “dar o salto”. A explosão no volume e na diversidade dos dados de que dispõem torna a sua gestão cada vez mais complexa, e sem uma estrutura sólida de governance e de gestão documental, a adoção de IA pode expor as empresas a sérios riscos: vulnerabilidades de segurança, dados inconsistentes ou desatualizados e falta de contexto para a tomada de decisão.
Sem perceberem o perigo, há trabalhadores que partilham informação confidencial das empresas — como relatórios financeiros, documentos pessoais ou dados estratégicos — em chatbots públicos de IA. Essas interações podem gerar graves falhas de segurança e compliance. Importa, por isso, que a adoção de sistemas de IA seja uma escolha consciente das empresas, contribuindo para que seja um sistema vivo, capaz de aprender, responder e antecipar necessidades, participando ativamente na transformação digital das empresas/instituições, ao mesmo tempo que assegura a total segurança da informação.
Ao unir automação, segurança, análise inteligente de dados e interoperabilidade, o iPortalDoc posiciona-se como uma solução de referência no panorama da transformação digital. A sua implementação permite às organizações alcançar níveis superiores de eficiência e sustentabilidade, afirmando-se como um verdadeiro catalisador da gestão inteligente da informação.
A integração de Inteligência Artificial em sistemas como o iPortalDoc reflete uma tendência irreversível: o salto de plataformas reativas de gestão documental para plataformas inteligentes proativas. Espera-se, por isso, que, num futuro próximo, o iPortalDoc possa sugerir documentos ou tarefas antes mesmo de terem sido solicitadas, antecipar fluxos de aprovação, detetar anomalias ou riscos documentais (ex.: documentos fora da norma) e estabelecer ligações semânticas entre processos distintos.
Artigo disponível na IT Channel: Ler AQUI
